Nisto Cremos
BUSCA


A Justificação pela FéVoltar
 
De que deve ser seguido o arrependimento?
João 3:3 a 6
As tristezas do arrependimento devem preceder e preparar as alegrias da consolação. O pensamento e o sentimento devem conheecr uma mudança, uma metamorfose: O espírito e o coração devem ser renovados. O arrependimento faz-nos aspirar à consolação, a uma vida nova; ela precede portanto a regeneração que é o ato pelo qual esta nova vida suplanta a anterior. É como uma lagarta que transforma-se em uma bonita borboleta.
 
De que modo o exemplo de Abraão ilustra esta verdade?
Romanos 4:3 - Gálatas 3:6
O exemplo de Abraão explica este fato. A sua fé em Deus foi contada como justiça; ele apropriou-se pela fé da obra redentora de Cristo e ele obedeceu a Deus. Esta obediência conferiu-lhe algum mérito de modo a se fazer valer da sua justificação? De modo algum, ele obedeceu porque a graça de Deus lhe deu esse poder. A sua vida de submissão foi a consequência da sua justificação e não o meio.
 
De que modo o pecador se apropria desta justificação?
Hebreus 2:4 - João 3:16 e 36 - Romanos 5:1 - Efésios 2:8
Somos justificados grauitamente po rmeio do sangue de Jesus Cristo e pela Fé nos apropriamos dos benefícios do sacrifício do Calvário. Assim, Deus é o Autor da justificação do pecador; o Seu amor é a Fonte desta justificação; a morte de Cristo cujo sangue satisfaz às exigências da lei, é o Meio; a fé do pecador apropriando-se dos méritos do Salvador é a Condição.
 
Onde se encontra a única fonte de salvação?
Atos 4:12
 
Para se libertar do pecado, que deve fazer o pecador em primeiro lugar?
Atos 2:37 e 38  - Mateus 4:17
 
Pode alguém ser justificado pelas suas obras?
Romanos 3:20 e 28 - Gálatas 2:16 - Gálatas 3:11 - Tito 3:5 - Efésios 2:8
 
Qual é a condição natural do homem?
Romanos 3:23  - Jeremias 17:9  - Efésios 2:3  - Efésios 4:18
 
Qual é a única condição pela qual a regeneração se pode operar?
Lucas 15:21 - Lucas 18:13 - Salmos 32:5 - João 1:9
 
Qual é o ato que justifica o pecador?
O sacrifício de Jesus: Hebreus 9:22 - I João 1:7 - Romanos 5:8, 9 e 18 - II Coríntios 5:21
 
Qual é o único mediador entre Deus e os homens?
I Timóteo 2:5 - I João 2:1 - Efésios 2:18
Deus dá-nos o Seu perdão, não porque as Suas perfeições se acomodem às nossas fraquezas, ou que a Sua pureza suporte o contato com as nossasmisérias, mas porque Jesus Cristo, o Justo, o Santo, o Inocente, pagou a nossa dívida, que morreu em nosso lugar e que Se tornou o nosso Mediador, o nosso Advogado, o Intermediário pelo qual temos para sempre acesso junto ao Pai.